terça-feira, 20 de novembro de 2012

Releitura do Pintor Pollock! BII A/B/C

Estamos de volta para contar mais um pouco sobre o nosso projeto 'ARTE E EXPRESSÃO: EXPERIMENTAR PARA CRIAR".
Quem tem acompanhado o blog e visto as postagens que temos feito, deve ter percebido o caminho que temos percorrido com a turma em experimentações variadas com tintas e materiais diversos.
Confessamos: nós as professoras "arteiras" estamos nos divertindo muito no processo e super orgulhosas dos avanços dos pequenos.
Depois de várias experiencias com materiais e suportes pensamos que seria muito interessante ampliar o repertório artístico das crianças apresentando um pintor que mostrasse em suas obras cores marcantes, traços fortes e principalmente que de algum modo nosso pequenos "artistas" se identificassem com suas produções.
Deste modo, elegemos o pintor Jackson Pollock, um artista contemporâneo  para mostrar as crianças um pouco de suas telas, contar sobre sua técnica de pintura e uso de cores.
No ano de 2012 inclusive estamos comemorando o centenário do artista... o que acabou sendo bastante oportuno para escolha do pintor...
..
Tudo começou com uma boa "roda de conversa"... mostramos para o grupo a foto do pintor  e uma foto dele em ação.
 Já fixo na sala, as fotos do artista Pollock sendo vistas pelas crianças
Professora Simone na roda de conversa com a turma
 O Matheus e o Ray vendo o artista em ação
Stephany mostrando a foto durante a roda de conversa

Fizemos a roda em várias situações, mostramos telas do pintor estudado e o curioso foi ver nosso grupo sapeca começar a falar o nome do pintor(mesmo com aquele jeitinho enrolado  curtimos muito ver a turma se apropriando do que vinhamos mostrando)
Então ficou aquela bagunça : " JÚ É O POLOQUI, BABI O POLOQUI PINTA ASSIM ;  e eles imitavam o movimento do artista ao pintar".
Depois de conhecerem o pintor, apresentamos um video para turma perceber a técnica que utilizava, os materiais e afins.
Após todo esse processo, iniciamos as "rodas de apreciação" com o intuito de estimular as crianças a apreciarem suas próprias produções e a valorizarem.

 A Izabelly super concentrada em sua produção
 Olha a Eloá compondo seu desenho!
 Quem disse que bebes não conseguem pintar com organização? A mesa ta limpinha!
Roda de apreciação da tela "Contrastes"

As rodas de apreciação continuaram no decorrer do projeto o que foi de grande valia para as crianças aprenderem a valorizar suas pinturas e desenhos.

O projeto esta sendo finalizado e terminamos este post com um registro fotográfico que representa uma pequena parte do que tem significado as experiências que estamos tendo nesses meses:
DIVERSÃO!


 A turma já realizou uma  releitura coletiva de uma das obras do  pintor Pollock e também fez  uma individual da tela abaixo:

 Number 14 ;1948

Foi um momento maravilhoso! As crianças participaram, se divertiram e produziram por meio de trabalho coletivo uma linda tela... que em breve vocês poderão conferir pessoalmente na Mostra Cultural do CEI.
(É... não vamos mostrar  pra vocês... esperamos aguçar a curiosidade dos 'papais".mamães", tio(a)s e vovós curujas...)

Nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e compreensão dos pais neste processo, pelas roupas que muitas vezes foram marcadas pela tinta mas acima de tudo denunciaram a construção que vamos realizando com esses pequenos notáveis...

Professoras Juliana,Bárbara e Simone  BII/A/B/C