sexta-feira, 18 de maio de 2012


Homenagem às mães com as turminhas dos Mini-Grupos II A, B e C.


Nos sentimos realizadas ao observar a alegria das crianças em receber as mães na escola e poder cantar olhando direto para elas... É muito importante para as crianças poderem dividir o espaço escolar com a família, isso estreita os laços falimiares e os educacionais.
Agradecemos a participação de todas as mães!
Profªs Alessandra, Dora e Marisa

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto Identidade - Minhas Marcas - Mini Grupo II C - Profª Cris

     A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o meio social, como por exemplo, família e escola. A escola, ambiente diferente da família, também favorece novas aprendizagens ampliando conhecimentos de si e dos outros.
     Ao trabalhar com seu próprio nome a criança percebe que possui uma identidade, sente-se importante e que faz parte de um conjunto de pessoas de sua família, na escola e na comunidade.

     Nas atividades desenvolvidas com a bexiga a criança, além de entrar em contato com a data de seu aniversário, logo do seu nascimento, também aprende que essa data marca sua inserção no meio social.
     Nas atividades realizadas usamos tinta plástica e os dedinhos para pintar. Depois de pronto, usamos como placa de chamada em roda, buscando adivinhar cada um dos nomes das crianças da turma.
     Nosso painel de aniversário ficou lindo! Pode acreditar!














sábado, 12 de maio de 2012

Atividades para as mães mini grupo II/A Lucia

Pedro Henrique

Pietra

Maria Isabelly

Jhonathan

Nicole

Pedro Nascimento

Igor

Rafael

Daniela

Gabriel

Vitor Santos

Victor

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Homenagem às Mãmães

Homenagem do Mini Grupo I C/D a todas as mamães:




Da família sou alegria
dos amigos tenho atenção,
da mamãe e da madrinha
sou a grande atração.
Antes eu era um sonho,
hoje sou realidade,
pra mamãe e pro papai
trago muita felicidade

Mamãe eu te amo!

Profªs Neusa e Benê

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um pouco do Mini Grupo II B- período da tarde

Além de brincar nós também temos momento de leitura e desenho,pois é um momento de interação entre amigos. Assim aprendemos a respeitar os amiguinhos e dividir os brinquedos. Também segue um pouquinho do projeto leitura.


















Professora Marisa.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

É hora de agasalhar! Dicas sobre os cuidados com crianças para dias frios

 

Ainda nem chegamos no inverno e já estamos sentindo o efeito das temperaturas baixas!
Se nós adultos, estamos sofrendo com a queda e oscilação constante dos termometros, imagina os pequenos?

E é por isso que preparamos algumas dicas para ajudar a driblar o friozinho e aquecer a criançada:

 Cuidados especiais no frio

A temperatura vai caindo e se vestir, sair, tomar banho e outras atividades corriqueiras vão ficando mais complicadas, e para as crianças o frio traz ainda mais problemas! O corpo das crianças é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças no inverno, principalmente os bebês.
Gripes, resfriados e pele ressecada são os principais problemas que as crianças enfrentam nas épocas de frio. Os recém-nascidos correm um grande risco de ter hipotermia, é muito importante ficar alerta para a temperatura do corpo das crianças no inverno, mas não exagere demais nas roupas.

Algumas dicas bem fáceis podem ser seguidas para enfrentar o frio que vem chegando:
LÁBIOS: Os bebês babam muito, isto é normal, dentes nascendo e a falta de controle da saliva faz os
pequeninos ficarem sempre babados. Nosso papel como pais é estar sempre com uma toalhinha e evitar que a roupa da criança fique muito encharcada, mas com todo esse processo de “baba e seca” os lábios podem ficar rachados no inverno, devido ao vento e a temperatura baixa. A melhor solução para o problema é passar protetor labial para manter os lábios hidratados.

BROTOEJAS: As brotoejas não são exclusividade apenas do verão, não! No inverno as mães costumam exagerar na quantidade de roupas, principalmente de lã, então as glândulas de suor ficam “entupidas” dando lugar a bolinhas vermelhas, principalmente nas dobrinhas dos bebês. Uma solução para este problema é vestir as crianças com várias camadas de roupas finas e ir tirando conforme a temperatura for aumentando.

PELE: É comum no inverno os bebês e crianças pequenas ficarem com a pele, principalmente do rosto, mais grossa e ressecada. Isso acontece devido ao contato direto da pele com o ar gelado e seco, provocando desidratação cutânea nos pequenos. A solução para a pele ressecada do bebê é não exagerar na temperatura da água do banho, usar sabonete e shampoo sem álcool e passar creme hidratante no rostinho do bebê cerca de 2 minutos após o banho, esses cuidados com crianças no inverno pode evitar dor de cabeça e idas frequentes ao médico por conta de resfriados e febres.

BANHO: Quando a gente é mãe as vezes fica com dó de dar banho nos pequenos nos dias muito frios e pensa em deixar passar achando que vai ser melhor pro bebê, que um diazinho sem banho não vai fazer mal… Tire isso da cabeça! O banho dos bebês deve ser diário! Para tornar o banho mais agradável mesmo nos dias mais frios, escolha o horário mais quentinho do dia, normalmente logo após o meio dia. A temperatura da água não pode estar muito quente, deve ser morninha. Aqueça o banheiro com um aquecedor para não causar um choque térmico no pequeno. Acelere os banhos dos dias frios, lave o bebê rapidinho e logo o enrole em uma toalha um pouco aquecida (por ferro elétrico ou secador).

HIPOTERMIA: A hipotermia é um assunto muito sério e pode levar a criança à morte, principalmente os recém-nascidos. Evite colocar o bebê em ambientes muito frios, procure vesti-lo adequadamente, colocar toucas pois cerca de 25% do calor do corpo do bebê se perde pela cabecinha, manter pés e mãos aquecidos com meias e luvas. Se notar as extremidades do corpinho geladas use um termômetro para verificar a temperatura do corpo, que deve estar acima de 36°, caso esteja a baixo leve o bebê para o hospital enroladinho num cobertor, com o rosto descoberto e com a barriguinha junto à sua, para transmitir seu calor à ele.

Com estes pequenos cuidados especiais com bebês no inverno essa estação será muito bem aproveitada como todas as outras. Procure fechar janelas e portas e evitar correntes de ar dentro de casa. Quando for passear com a criança certifique-se que esteja bem agasalhada, não mais que você, por menor que seja o bebê também sente calor. Cuide da pele do seu bebê como se tivesse cuidando da sua, eles não podem se comunicar direito então precisam dos nossos cuidados de pais.

Fonte: Mundo das tribos 


terça-feira, 1 de maio de 2012

No Berçario I um dos projetos trabalhados com as crianças foi IDENTIDADE. Elas reconhecem a própria imagem e dos coleguinhas, conforme observamos nas fotos abaixo. ( professoras Dulce e Magali, colaboração Edna)











Atividades desenvolvidas no Mini Grupo II/A

Ola, sou a professora Dora do Mini grupo II/A. Estou aqui para divulgar o trabalho que desenvolvi até agora.

  • Adaptação

No início as primeiras semanas foram de adaptação e interação entre as crianças.
- Brincadeiras na sala
 - Brincadeiras no parque
    -Festa de Carnaval



  • Projeto: Identidade e autonomia
Cuidando de si, do outro e do ambiente.
A primeira parte do projeto, envolve os cuidados com ele próprio. 






  • Projeto:Leitura
O objetivo é incentivar a autonomia; favorecer o contato livre e espontâneo com o livro; oportunizar momentos de contação e recontação de histórias.


  • Páscoa
Eis os coelhinhos.

  •  Dia do Índio


  • Piquenique
Uma tarde diferente. Interação entre salas.



Conte-nos o que achou!
Até mais.